PRESTAÇÃO DE CONTAS MOBILIZA

Assunto: MOBILIZA  |   Publicado em: 03/01/2022 às 08:01   |   Imprimir

Por Donato Heinen. Publicado em 29/12/2021, em www.grandesantarosanoticias.com
GRUPO MOBILIZA PRESTA CONTAS DE SUAS ATIVIDADES
Após meses trocando ideias e opiniões, buscando alinhar objetivos e práticas que seriam adotadas para dar forma a iniciativa de poder fazer mais pela cidade e voluntariamente trabalhar para ações voltadas à prática de bem-estar, embelezamento e paisagismo de Santo Cristo, foi criado o Grupo Mobiliza, no final de 2016.
São aproximadamente 40 mulheres que mensalmente passaram a se reunir para buscar entregar algo a mais para a comunidade. A coordenação do grupo está a cargo da primeira-dama do município, Maria Ester Hartmann Philippsen.
Todas que fazem parte do grupo MOBILIZA SANTO CRISTO entregam o tempo, suas ideias e iniciativas para projetos que buscam melhorar a cidade e também envolver o interior. Tudo isso de forma voluntária, abnegada e gratuita.
A exemplo do que já ocorreu em anos anteriores, o grupo apresentou, através de sua coordenadora, na sessão do Legislativo municipal de segunda-feira, 27, um relato dos trabalhos realizados ao longo de 2021, ao término deste quinto ano de atividades.
A primeira-dama do município enfatizou que o local mais apropriado para relatar as atividades do MOBILIZA é a Câmara de Vereadores, pois foi nessa casa que o grupo apresentou sua proposta de trabalho e a Câmara é a caixa de ressonância da comunidade.
O grupo de voluntariado é composto por mulheres de diversas idades - e mais recentemente tem obtido a colaboração de vários homens -, distintos saberes e múltiplos afazeres, que optaram por deixar sua zona de conforto e investir seu tempo e seu conhecimento em prol da comunidade e em benefício de Santo Cristo.
"O Mobiliza é um grupo de voluntariado que tem por objetivo a revitalização e a criação de novos espaços públicos destinados ao convívio comunitário. Desenvolvemos nosso trabalho nos 12 meses do ano com foco no ajardinamento e manutenção de espaços públicos. Desconhecemos outro grupo que desenvolva ações semelhantes", frisou Maria Ester em sua manifestação na tribuna da Câmara.
Promoções sociais ocorreram em anos anteriores visando angariar recursos financeiros usados pelo grupo para investimentos na comunidade. Mas em 2020 e 2021, isso não foi possível devido às restrições sanitárias advindas da pandemia de covid-19.
As principais atividades foram a manutenção periódica do centro cultural, esplanada e Praça Wolfram Metzler, em frente a prefeitura, praças das vilas Klering, Philippsen e Vila Laranjeira, praças do Beco Conrad e do Botafogo, floreiras da Rua Dom Pedro II, trevos nas saídas para Alecrim e Santa Rosa, pórtico e monumento a São Cristóvão, parque de eventos, cemitério municipal e rótulas.
Diversas espécies foram plantadas em vários espaços públicos, como agapantos, cicas, fênix, ciprestes, canelas, espatódeas, figueiras chilenas, celósias, flores de estação, costela de Adão, estrelítzias, dracenas, buxinhos, agave palito, iresines, lutielas, entre outras, além de vários tipos de grama. Praticamente todos os itens foram recebidos em doação de diversos colaboradores do grupo, que receberam efusivos agradecimentos de parte da coordenadora do Mobiliza.
Já em relação aos festejos de Natal, o Mobiliza também realizou várias ações de limpeza, pintura, colocação de luzes e holofotes, vasos e bacias com flores, peças em festão, entre outras.
O dindinho, cedido pelo Hotel Fazenda Três Cascatas, foi restaurado e recebeu nova pintura, tudo custeado por voluntários. Ele fez a alegria da criançada durante seis noites.
Outras atrações no Natal deste ano são o túnel luminoso - um investimento de expressivo valor custeado pelas empresas Sygo e Via Certa - e a iluminação das torres da igreja matriz, a cargo da ACISA, junto a Praça Dom Estanislau Kreutz, ampliada pela administração municipal, que se tornaram atrações turísticas e estão servindo de cenários para registrar belas imagens em fotos e vídeos.
Segundo a primeira-dama, "as ações do grupo só são possíveis graças ao trabalho em sintonia com a gestão municipal e de todos os colaboradores. O Mobiliza pode existir e atuar pela convergência de interesses: trabalhar pela criação e revitalização de espaços públicos".
(Reportagem e fotos de Donato Heinen)