AÇÕES MARCAM O DIA DO MEIO AMBIENTE

• AÇÕES MARCAM O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 10/06/2021 às 17:10   |   Imprimir

AÇÕES MARCAM O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Para lembrar o Dia do Meio Ambiente, celebrado no mundo todo no dia 5 de junho, a prefeitura promove atividades para sensibilizar a sociedade sobre a preocupação com o ambiente natural como base à sobrevivência humana e à obtenção de condições mínimas para existência digna das futuras gerações.

A cada ano, a gestão municipal executa o plantio de árvores nos passeios públicos e, ainda, substitui aquelas em estado indesejado para a arborização urbana. Uma das ações é o plantio por meio do Projeto Arborizar, com a doação de mudas e orientação técnica. Os interessados podem contatar a Diretoria do Meio Ambiente até o dia 18 de junho, informando nome, endereço e número de mudas pretendidas.

Ainda, a fim de preservar a beleza cênica e enaltecer o benefício de áreas verdes, foi declarada imune ao corte a figueira da praça Wolfram Metzler, próximo à rua Dom Pedro II (foto 1). De acordo com o decreto expedido, a árvore só poderá ser suprimida em casos de prévia autorização do órgão ambiental e quando necessária para obras ou projetos de utilidade pública de elevado interesse social.

Ademais, visando a preservação de cursos d´água, foi realizada a soltura de 2.300 mil alevinos de espécies nativas (lambari, jundiá, piava, grumatã) em diversos pontos em rios do município, nas localidades de Castor, Bernardo, Dona Belinha e Cascata do Bolhower (foto 2). Os alevinos foram doados pela Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, de Ijuí.

Outras ações que estão sendo realizadas de forma permanente são: o recebimento de lixo eletrônico no Ecoponto localizado no parque de eventos; e a orientação técnica e envolvimento da comunidade estudantil para a implantação de composteiras em escolas, ambas com o objetivo de aumentar a reciclagem e reaproveitamento de resíduos.