REVISÃO DO IPTU

  • COMISSÃO REVISA VALORES DE IMÓVEIS PARA CÁLCULO DO IPTU

    Assunto: Fazenda  |   Publicado em: 03/10/2017 às 20:54   |   Imprimir

Nomeados pelo Executivo, reuniram-se os membros da comissão para estudar a revisão da planta genérica de imóveis da cidade. A medida, que observa determinação do Tribunal de Contas do Estado, considera a necessidade de atualização para fins de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). 
A última revisão ocorreu em 1991 e, por isso, ao longo dos anos, ocorreu a defasagem dos valores do imposto. O trabalho da comissão visa, portanto, corrigir as distorções, mas de forma a evitar aumentos excessivos. 
A comissão é composta pelos servidores municipais Santiago Chaves Brancher, Leandro Bocorni e Renita Holzbach e por três profissionais diretamente envolvidos com o assunto: o corretor Francisco Engel e os engenheiros civis Deodato José Hartmann e Vanir Rothe.
A proposta é concluir os trabalhos em até 15 dias. Na reunião realizada, a comissão estabeleceu o valor mínimo por metro quadrado dos terrenos e das construções, observando os preços correntes das transações e das ofertas para venda no mercado imobiliário e as características de cada região em que foi dividida a cidade. 
Após concluídos os trabalhos, um projeto de lei com as modificações será encaminhado à Câmara Municipal. Uma vez aprovadas pelo Legislativo, as alterações entram em vigor nos cálculos dos valores do IPTU de 2018.