PROJETO DE FORMAÇÃO

• PROJETO BUSCA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADADIA DOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO

Assunto: Educação  |   Publicado em: 02/12/2022 às 08:48   |   Imprimir

Depois de um intervalo de dois anos por conta das restrições decorrentes da pandemia da covid, voltou a ser realizada mais uma edição do projeto “Prefeito, Vice-prefeito, Secretários e Coordenadores por um dia”, instituído pela atual gestão, com os objetivos de aproximar a prefeitura da comunidade escolar e contribuir para a formação da cidadania, para além de estimular o surgimento de lideranças. Participaram os alunos dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, classificados após se submeterem à elaboração de redações.

Os estudantes foram recepcionados na prefeitura pela manhã. No gabinete prefeitoral, participaram de apresentação de vídeos institucionais e de exposição sobre as potencialidades do município, a separação dos poderes, a função do executivo municipal, a estrutura da atual gestão e as atividades desenvolvidas em cada setor (foto 1).

Seguiram-se atividades externas, com visitas a obras executadas, em execução ou incentivadas pela gestão municipal, como: Marco Zero, CD da empresa Quero-Quero (foto 2), distrito industrial, calçamento em direção à sede de linha Rolador Baixo e ao Santuário Nossa Senhora de Fátima e praças da Matriz e do Botafogo. Os alunos participaram ainda da campanha Trânsito Nota 10!, junto ao pórtico de saída para Santa Rosa, com abordagem de veículos, entrega de material didático e acompanhamento da Brigada Militar, grupo de Bombeiros Voluntários e alunos da Escola de Ensino Fundamental Paulo Freire.

No retorno à prefeitura, os alunos concederam entrevista para imprensa. Também foram assinados, pelo prefeito, pela prefeita mirim, pela vice-prefeita Loreci Finger Riewe, pela vice mirim, pelo diretor de Arte, Cultura e Turismo Bruno Rafael Machado e pela diretora mirim, o decreto que determina a inclusão da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de linha Rolador Baixo, no calendário oficial de eventos, e o encaminhamento para licitação da empresa que fará o calçamento entre a RST 472 e a linha Arnoldo. Ao final, a prefeita mirim ainda recebeu a chave do município, que será repassada ao Papai Noel no dia de sua chegada, seguindo-se a entrega de tablet e de brindes para cada aluno, culminando com confraternização.

A seguir, os alunos classificados, as suas funções e os respectivos nomes das escolas: Júlia Eduarda Schütz, Prefeita (foto 3); Débora Emanuele Vier, Vice-prefeita; Laura Mayer Rohde, Secretária de Governo; Gabriel Arthur Lebens, Coordenador do Desenvolvimento e Assistência Social; e Davi Augusto Bamberg, Coordenador de Ensino e Desporto, todos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire; Rayane Rodrigues da Silva, Secretária de Gestão e Estratégia; Samuel Hugo Burg Wildner, Coordenador da Administração; Arthur Alberto Kalsing, Coordenador de Arte, Cultura e Turismo; Luana Thaís Lunkes Birk, Coordenadora de Infraestrutura Urbana; e Geovana Teloken, Coordenadora da Saúde, todos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mainardo Pedro Boelhouwer; e Kayane Gabriela Agnes, Coordenadora da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico; e Luan Mathias Lermen, Coordenador de Infraestrutura do Interior, ambos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião, de vila Laranjeira.