REINAUGURAÇÃO DO MUSEU

• ATO MARCOU A REINAUGURAÇÃO DO MUSEU E A ENTREGA DE MELHORIAS DO CENTRO CULTURAL

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 22/12/2022 às 15:21   |   Imprimir

Autoridades, integrantes da gestão municipal, presidente da Câmara de Vereadores Clóvis Lucas Kowalski, convidados e comunidade local (foto 1) prestigiaram a solenidade de reabertura do Museu Municipal Alcir Philippsen (foto 2) e de entrega das obras de melhoria do Centro Cultural José Paulino Stein.

A denominação dos dois espaços públicos ocorreu em 30/12/2008, pela Lei Municipal nº 3.129. José Paulino foi dentista-prático, integrante da comissão emancipacionista de Santo Cristo e regente do Coral Santa Cecília. Já Alcir, desenhista, foi o criador do brasão e da bandeira do município, além de autor das gravuras nas paredes internas das capelas das linhas Rolador Baixo e Mirim.

Entre as presenças do ato de reinauguração e descerramento da placa comemorativa (foto 3), destaque para a viúva de Alcir, Guerdi Maria Steffen Philippsen, a irmã Miria Philippsen e o cunhado Ênio João Pereira da Silva.

Da cerimônia participou também o irmão marista, professor e doutor Edson Huttner, que é Pós-doutor em História pela PUCRS, com Doutorado em Teologia pela Universidade Gregoriana, de Roma, Itália, e professor nos Programas de Pós-Graduação em História e Teologia da PUCRC, que se manifestou após os pronunciamentos do prefeito, da arquiteta Vanessa Maria Ullmann e de Bruno Rafael Machado, Diretor de Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, sobre o estudo feito na PUC que concluiu pela autenticidade de quatro pinturas a óleo russas, conhecidas como ícones, que estão entre as peças do museu.

O museu passou por revitalização, ao custo de R$ 50 mil, oriundo de recurso próprio e livre da gestão municipal, de acordo com projeto de autoria da arquiteta Vanessa, no sistema de voluntariado, com instalação de luminárias, paredes divisórias, móveis expositores e salas temáticas, como: armas e artigos militares, artefatos indígenas, utensílios de casa e cozinha, instrumentos musicais, arte sacra e artigos religiosos. Também foi disponibilizada uma sala temática de exposição temporária. Essas melhorias motivaram a reinauguração de seu acervo que conta com quase mil peças, adquiridas em sua maioria da família de Otto Philippsen no ano de 1982, pela Lei Municipal nº 777.

Por outro lado, as melhorias do centro cultural, introduzidas tanto no interior quanto na parte externa e no entorno, consistiram na pintura de paredes, colocação de pisos de cerâmica e de borracha, remoção e construção da calçada externa e do passeio público, plantio de arbustos e instalação de luminárias (foto 4), além de modificação de acesso a cadeirantes. O investimento no restauro e na revitalização alcançou o valor de R$ 136 mil, também coberto com recursos próprios da prefeitura.