PEÇA DO MUSEU SERÁ OBJETO DE ESTUDO

  • PEÇA DO MUSEU SERÁ OBJETO DE ESTUDO POR PESQUISADOR DA PUC

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 15/09/2022 às 08:08   |   Imprimir

Uma peça que faz parte do acervo do museu municipal Alcir Philippsen gera dúvidas sobre a sua origem e sua finalidade. Trata-se de artefato de 62 centímetros de altura e 32 centímetros de largura, com uma tampa fixa a uma corrente e cinco marcas semelhantes a de uma a suástica.

Para esclarecer se é de origem nazista ou qual a sua relação com o nazismo, o Diretor do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Bruno Rafael Machado contatou o professor Dr. Edison Hüttner, Professor do Programa em História da PUC-RS, para identificar a peça.

O Dr. Edison é irmão marista e já foi autor de outro estudo de objeto do museu: a escultura em madeira de São José que, de acordo com a conclusão de seu exame, produzida no período das reduções jesuíticas, possivelmente na Redução de São Borja nos anos de 1696-1706.

O estudo específico sobre o objeto identificado com a marca assemelhada à suástica deverá ser concluído no prazo de 90 dias. Oportunamente, outras peças também serão encaminhadas para identificação.