ARTE CULTURA E TURISMO

  • BRUNO MACHADO ASSUME ARTE, CULTURA E TURISMO

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 04/03/2022 às 16:25   |   Imprimir

BRUNO MACHADO ASSUME ARTE, CULTURA E TURISMO
O cargo de diretor do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e de Turismo do município, a partir do corrente mês, passa a ser ocupado por Bruno Rafael Machado, que se considera um autodidata em Artes Plásticas.
Ele já havia coordenado o setor de arte e cultura no sistema de voluntariado, quando, entre outras ações, foi o responsável pela construção das esculturas de colonos na rótula Terra do Homem da Terra e pela atual estruturação e organização do museu Alcir Philippsen (foto).
Agora voltará sua atenção para a reforma do Centro Cultural José Paulino Stein, que deverá iniciar nos próximos dias, com reparos na parte interna do prédio e melhorias na área externa, entre as quais a reconstrução de passeio, instalação de novas luminárias e modificação de acesso a cadeirantes. Também já está em andamento a pintura do prédio.
– Tenho paixão pela arte e cultura desde criança. O desenho foi a primeira arte que pratiquei. Sou escultor, pintor, desenhista, conservador e restaurador de arte. A arte sacra é minha especialidade e trabalho neste ramo desde 2016. Igualmente tenho especial apreço à área do turismo – destacou Bruno.
Calcula que seja autor de milhares de trabalhos, principalmente em igrejas da região, muitos dos quais já saíram do estado e do país. Conquistou o primeiro lugar na categoria escultura da Mostra dos Artistas da Terra em 2017 e 2018.
É integrante da Associação Artística e Literária Mario Quintana (Alma), da qual foi vice-presidente e secretário. Também dedica-se a manter o patrimônio imaterial da arte de benzer, preservando o conhecimentos dos antigos em plantas medicinais, orações e benzimentos.