REGIÃO PASSA PARA BANDEIRA LARANJA
REGIÃO TEM PIORA E PASSA PARA BANDEIRA LARANJA EM DISTANCIAMENTO CONTROLADO
Publicado em 10/06/2020
às 16:26
O governo do Estado do Rio Grande do Sul atualizou o sistema de Distanciamento Controlado, no combate à disseminação da Covid-19. Três regiões tiveram pioras: Santa Cruz, Ijuí e Santa Rosa passaram da bandeira amarela para laranja, com risco médio.
Mesmo melhorando o cenário em vários indicadores, a região de Santa Rosa somou sete novas internações nos últimos 14 dias, o que ultrapassa o limite de cinco novas hospitalizações previsto no modelo para se manter na bandeira amarela. Por isso, seus 22 municípios, Santo Cristo entre eles, passam para a cor laranja.
As novas bandeiras e protocolos atualizados são válidas a partir desta segunda-feira (8) e valem por mais uma semana, até o próximo domingo. No próximo sábado, 13 de junho, o governo deve realizar outra troca.
O que prevê a bandeira laranja:
Em todos os municípios com bandeira laranjeira é obrigatório o uso de máscaras, além de medidas de distanciamento, higiene e limpeza, seguindo a orientação de procurar ficar em casa, só saindo quando necessário. O distanciamento mínimo obrigatório entre as pessoas é de dois metros quando não tiver equipamento de proteção individual e de um metro com equipamento de proteção individual.
É importante que todos façam a sua parte, obedecendo às medidas de prevenção, pois quanto menos casos e menor a ocupação de leitos, menores serão as restrições. Se diminuírem os casos, a região poderá voltar para a bandeira amarela, com menos restrições. Mas, se piorar, pode mudar para vermelha, de risco alto, ou até preta, de risco altíssimo, provocando bloqueio total (o chamado lockdown).
204 visualizações