REINAUGURAÇÃO DA PRAÇA

• FEIRA DO LIVRO E OUTRAS ATRAÇÕES NA REINAUGURAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ

Assunto: CIDADE  |   Publicado em: 18/11/2022 às 11:09   |   Imprimir

A praça Dom Estanislau Kreutz, antiga praça da Matriz, sediou a 11ª Feira do Livro (foto 1) e os atos inaugurais das melhorias feitas, no local, pela prefeitura.

A abertura do evento literário, na quinta-feira, dia 10, contou com as presenças de autoridades, convidados, alunos da rede municipal e da patronesse Jacinta Ruedell e da escritora homenageada Marivane Basso do Amarante. Ao todo, participaram  da Feira cinco livreiros.

O público infantil teve acesso também a brinquedos infláveis, pintura de rosto, hora do conto e venda de lanches. Alunos e professores de ensino infantil e fundamental da rede municipal receberam vale-livro, nos valores de R$ 25 e R$ 30, respectivamente. O investimento da gestão foi superior a R$ 47 mil com o objetivo de facilitar o acesso aos livros e incentivar a formação de leitores.

Já na sexta-feira, às 20h30, ocorreu a reinauguração da praça (foto 2), com a presença do prefeito, da primeira-dama Maria Ester Hartmann Philippsen, da vice-prefeita Loreci Finger Riewe, de integrantes da gestão, do presidente da Câmara Clóvis Lucas Kowalski, do engenheiro civil Deodaro José Hartmann, autor do projeto de repaginação da praça, de dirigentes, colaboradores e gerente da agência local do Sicredi Valtencir Rogério Mallmann, de Ângela Bolzan Streda,  coordenadora dos trabalhos do Mobiliza na praça, e convidados. Ao final, o espaço reinaugurado reebeu a bênção do pároco Carlos Griebeler.

As melhorias inauguradas foram, entre outras,  revestimento em concreto usinado do piso interno; estacionamentos laterais, espelho d’água, pergolados com bancos, passeio com piso intertravado, guarda-corpos, rampa de acesso entre os dois níveis da praça, aumento do número de luminárias, playground no parque infantil, recapeamento asfáltico das ruas laterais, iluminação pública com lâmpadas de LED, construção de casa do Papai Noel e ajardinamento, esse a cargo do Mobiliza.

Na mesma ocasião, também foi inaugurado o monumento com escultura de uma abelha, que é a mascote do Sicredi, alusiva ao programa A União Faz a Vida, que investe em projetos que promovem educação, saúde, cultura, esporte, preservação do meio ambiente e segurança e que já beneficiou entidades sem fins lucrativos do município em projetos de cunho social.

Para encerrar a programação, seguiram-se apresentações do cantor Antonio Carlos Careca e da banda Nova Era, brique na praça, feira do produtor e sorteio, entre os presentes, de uma bicicleta, doada pela empresa Benoit, e de R$ 300 em moeda, um relógio e um JBL, gentileza da empresa Liggue Telefonia. Também houve  a divulgação do resultado da rifa do grupo de voluntariado Mobiliza.