SICREDI ATENDE EM NOVA E AMPLA AGÊNCIA

Por Donato Heinen.
Publicado em 9/5/2021 em www.grandesantarosanoticias.com

SICREDI ATENDE EM NOVA E AMPLA AGÊNCIA

A SICREDI União RS investiu em uma nova, ampla e moderna agência em Santo Cristo. São quase 900 metros quadrados de área construída, incluindo um anexo. A nova casa foi inaugurada nesta segunda-feira, 25, na Rua Padre Adolfo Gallas, ao lado da igreja matriz, com a participação de autoridades, dirigentes, conselheiros, coordenadores de núcleo e colaboradores da cooperativa de crédito, lideranças comunitárias, imprensa, clientes e demais convidados.

Valtencir Rogério Mallmann, gerente-geral da unidade, ressaltou o “compromisso de transformar este ambiente em um lugar próspero para todos os associados e a comunidade em geral”. Destacou a participação do Sicredi no desenvolvimento do município nesses 33 anos de atuação da cooperativa em Santo Cristo. Emocionado, dedicou um agradecimento especial a todos os colegas da agência. “Caros colegas, formamos uma grande família. Nós temos a oportunidade de, diariamente, fazer a diferença nas vidas dos nossos associados. Agradeço a cada um de vocês pelo trabalho e pela dedicação”.

Prefeito de Santo Cristo, Adair Philippsen lembrou das origens do cooperativismo de crédito, que iniciou em 1902 na localidade de Linha Imperial, hoje município de Nova Petrópolis, pelas mãos do padre jesuíta Theodor Amstad. Em vista disso, a cidade serrana foi reconhecida como berço nacional do cooperativismo de crédito. Philippsen também destacou o grande trabalho realizado pelo padre Maximiliano Von Lassberg, um dos pioneiros no desenvolvimento da Região Missioneira, e do agricultor João Kuhn, primeiro morador de Santo Cristo, que veio de Cerro Largo para iniciar a colonização do nosso município.

O prefeito também destacou o trabalho da antiga Caixa União Popular (sparkasse) no pioneirismo do cooperativismo de crédito em Santo Cristo. Ainda segundo o chefe do Executivo, o fato do município ser o maior produtor de suínos e leite do Estado se deve em grande parte ao trabalho realizado pelas cooperativas de crédito que atuam em Santo Cristo.

Já o presidente do Conselho de Administração do Sicredi União RS, Sidnei Strejevitch, lembrou a história da cooperativa nos 33 anos de atuação no município, agradecendo o trabalho dos conselheiros de administração e demais colaboradores. Enfatizou que Santo Cristo é responsável pela formação de grande número de gerentes que atuam em unidades de outros municípios. O presidente também destacou que o programa União pela Vida foi criado em Santo Cristo e se expandiu para outros municípios, levando o espírito de cooperação para as escolas.

A bênção das novas dependências ficou a cargo do padre Carlos Griebeler, pároco da Igreja Matriz Ascensão do Senhor.

A agência possui um total de 28 colaboradores, sendo 8 homens e 20 mulheres. Além do gerente-geral, a unidade conta ainda com Lidiane Jurinic, gerente administrativa, Márcio Heck, gerente de agronegócios, Geovane Vargas Machado, gerente pessoa jurídica, e Marciane Wiest, gerente pessoa física.

Reportagem de Donato Heinen