PRESÍDIO LOCAL

• PRESÍDIO LOCAL NÃO RECEBERÁ MAIS PRESOS DE TRÊS DE MAIO E HORIZONTINA

Assunto: CIDADE  |   Publicado em: 11/05/2020 às 11:06   |   Imprimir

Em maio do ano passado, lideranças da comunidade encaminharam, para a Corregedoria-Geral da Justiça, pedido para encerrar o envio de presos oriundos de Três de Maio e Horizontina ao presídio local.

O fundamento da reivindicação era a de que a transferência desses presos estava provocando profunda apreensão e pavor na comunidade local, na época abalada com o assalto à agência bancária na cidade de Porto Xavier, que culminou com a morte de policial militar. Além disso, o presídio, com lotação superior à sua capacidade, está localizado na área urbana, com a porta de entrada junto ao passeio público.

Também, conforme o pedido, os presos encaminhados por Três de Maio, em razão de seu perfil, apresentavam risco de fuga e a possibilidade de resgate de presos mediante violência não era descartável, tanto que semelhantes ações já havia sido tentadas, o que motivou a transferências de apenados para a Penitenciária Modulada de Ijuí.

Essa situação toda fez crescer a preocupação diante da presença de presos muito perigosos, com risco à segurança interna, tanto para os demais presos quanto para os servidores, e, sobretudo, para a segurança externa, isto é, para a vizinhança do entorno do presídio.

O pedido foi subscrito pelo prefeito, pela vice-prefeita, por todos os vereadores, por secretários, coordenadores e outros integrantes da gestão municipal e pelos presidentes da Acisa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Conselho da Comunidade, mais a representante da OAB.

Agora, a Corregedoria-Geral da Justiça acolheu o pleito da comunidade e determinou que, daqui por diante, os presos, provisórios ou condenados, das cidades de Horizontina e Três de Maio, serão encaminhados a Ijuí e Santa Rosa.

A notícia foi repassada ao prefeito pelo doutor Roberto Laux Junior, juiz de Direito da Comarca local, que lembrou que: “A manifestação das lideranças da comunidade foi decisiva para a solução encontrada. Agradecemos o empenho e o apoio nessa iniciativa.”