PRAÇA DO BOTAFOGO

• INAUGURADA A PRAÇA DO BOTAFOGO

Assunto: CIDADE  |   Publicado em: 12/12/2018 às 14:43   |   Imprimir

Por Donato Heinen. Publicado em 10/12/2018, emwww.grandesantarosanoticias.com

Fundado no dia 18 de outubro de 1954 por um grupo de desportistas de Santo Cristo, o Botafogo Futebol Clube sediou memoráveis embates futebolísticos durante várias décadas, no Estádio da Baixada, em jogos amistosos e também de competições em níveis municipal e regional.
Ao longo dos últimos anos, com a diminuição do interesse de jovens e adultos para a prática do futebol, o Estádio da Baixada deixou de ser palco de jogos, ficando praticamente em estado de abandono.
Em 2016, numa iniciativa do então vereador Cleiton Juver e de outras lideranças da comunidade, foram envidados esforços para que o patrimônio do Botafogo fosse destinado ao poder público. Foi assim que se viabilizou a transferência do terreno ao município de Santo Cristo, parte como dação em pagamento, em troca de débitos oriundos de tributos municipais, e a outra como doação.
A atual administração municipal, com base em projeto técnico elaborado gratuitamente pelo engenheiro civil Deodato José Hartmann e com a participação decisiva do Grupo de Voluntariado Mobiliza, transformou o antigo estádio em uma belíssima área de esporte e lazer, contando com quadras de futebol e voleibol de areia, parque infantil, espaço para caminhadas, além de espirobol. O local também recebeu um lago onde habitam patos e marrecos doados por colaboradores, que são alimentados diariamente por abnegados vizinhos.
A inauguração oficial ocorreu no último sábado (8) à tarde, feriado municipal em Santo Cristo, com a participação de autoridades, como o prefeito Adair Philippsen, a vice-prefeita Loreci Riewe, Cinésio Angst, presidente da Câmara Municipal de Santo Cristo, vereadores, ex-prefeito e ex-vereadores do município, sócios fundadores e ex-atletas do clube e familiares, Banda Musikfest, além de grande número de populares.
Elenor Pedro Urnau, um dos ex-atletas mais antigos do clube, fez um breve relato sobre o surgimento do Botafogo F.C. e suas jornadas gloriosas que vivenciou ao longo de várias décadas. Já a senhora Maria Nilva Banderó, viúva do ex-presidente do clube Vilmar Cláudio Banderó, representando a torcida organizada feminina que o Botafogo manteve durante muitos anos, principalmente na década de 1960, relembrou passagens marcantes da época.
O engenheiro civil Deodato José Hartmann também relembrou fatos marcantes que viveu no Botafogo desde a sua juventude e disse estar honrado em poder elaborar o projeto técnico da nova praça de esporte e lazer. Apenas uma parte do projeto foi implementada, devendo o local ainda ser dotado de diversos equipamentos como iluminação, instalações sanitárias e um memorial, entre outras melhorias.
Em sua manifestação, o prefeito Adair se disse honrado em poder entregar em nome do poder público a segunda praça em sua administração, ainda mais levando em consideração que a última praça da cidade havia sido construída há mais de 30 anos.
Ele também registrou a bela trajetória legada à comunidade pelos dirigentes, atletas e colaboradores do Botafogo F.C. ao longo de várias décadas, sempre enaltecendo o município e escrevendo uma página maravilhosa na memória de Santo Cristo, com menção honrosa, entre outros, ao empresário Tili Alceu Scholze, sócio fundador e colaborador emérito do clube.
O prefeito agradeceu a todos que foram personagens da bela história do glorioso Botafogo e também aos que deram sua parcela de colaboração para a implantação da nova praça de esporte e lazer, construída com parcos recursos financeiros e tendo a decisiva participação dos servidores da Coordenadoria de Obras, do grupo Mobiliza e dos vizinhos do Botafogo, entre outros colaboradores, sempre com o espírito de fazer mais com menos.
O padre Carlos Griebeler abençoou o novo espaço público entregue pela administração municipal aos santo-cristenses para a práticas de esportes e outras atividades de lazer e recreação, ressaltando os sentimentos de fraternidade e alegria que devem sempre prevalecer entre os frequentadores.
Após os pronunciamentos, ocorreu o descerramento da placa alusiva à inauguração do Centro Municipal de Esporte e Lazer Botafogo, feito por autoridades, representantes do clube e seus familiares, seguida de uma bateria de fogos de artifício.
Para marcar a inauguração das quadras de esporte, ao som da Banda Musikfest, diversos jogos de futebol e voleibol de areia ocorreram ao final da tarde, além de apresentações de danças gauchescas pelo Departamento Mirim do CTG Rancho da Amizade.
Também foram realizados passeios para a criançada com o dindinho, percorrendo ruas do entorno do Botafogo, sob a coordenação do Grupo Mobiliza e com a participação do Papai Noel.