PLANTIO DE LÚPULO

  • PROJETO PIONEIRO DE PLANTIO DE LÚPULO FOI IMPLANTADO EM LINHA VÊNUS

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 09/01/2023 às 08:10   |   Imprimir

Os irmãos Raul Mollmann e Rui Mollmann e o primo Henrique Wiest (na foto 1, Henrique a Raul) implantaram projeto de plantio de três variedades de lúpulo, em propriedade da família, situada em linha Vênus, numa área de três mil metros quadrados (foto 2).
A flor do lúpulo é importante ingrediente do fabrico da cerveja, considerada a alma dessa bebida, pois define o seu aroma e amargor. É uma planta trepadeira que costuma atingir entre quatro e seis metros de comprimento, donde a necessidade de estrutura especial para o cultivo.
A quase totalidade das cervejas produzidas no país usa lúpulo importado em sua composição, em especial da Alemanha e dos Estados Unidos, o que gerou a expectativa em torno de sua produção, a ponto de o jornal Correio do Povo estampar reportam sobre o futuro da plantação (foto 3).
Além disso, Raul é aluno de Agronomia em Santo Ângelo (RS) e, por acreditar no potencial da planta, apresentou projeto com objetivo de estimular a cultura em pequenas propriedades rurais, o que acabou por servir de motivação em face da comprovação da boa rentabilidade em áreas menores e a perspectiva de boa alternativa econômica. De acordo com as previsões, a plantação deve começar a dar retorno a partir do segundo ano.
O plantio é pioneiro no Rio Grande do Sul, uma vez que as poucas plantações existentes suprem apenas o uso de proprietários, como é o caso de donos de cervejarias e microcervejarias. Já o projeto de linha Vênus é concebido para fim comercial e, em sua implantação, contou com execução de serviços gratuitos de terraplanagem pela gestão municipal, por meio do programa Invista Mais em Santo Cristo.