CHUVA NÃO AMENIZOU OS EFEITOS DA ESTIAGEM

  • CHUVA NÃO AMENIZOU OS EFEITOS DA ESTIAGEM

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 26/01/2022 às 17:15   |   Imprimir

CHUVA NÃO AMENIZOU OS EFEITOS DA ESTIAGEM

A chuva de terça-feira, em volumes que variaram entre 9mm e 50mm, não amenizou os efeitos da estiagem arrasadora no município, que está em estado de emergência, decretado por conta dos prejuízos já causados às lavouras.

Além disso, a chuva veio acompanhada de ventos, que provocaram estragos, com destaque para os danos na sede do Abatedouro Gallas, em linha Taquaruçu (foto 1), e nas instalações do suinocultor Éverton Gass, em linha Arnoldo (foto 2). A previsão era de mais chuva para quarta-feira na região Noroeste.

O setor de águas do município vem enfrentando, com muito trabalho, todas as dificuldades causadas pela seca, em especial a redução dos níveis de água dos poços artesianos do interior.

Em linha Sírio Nordeste, secou o poço que abastece a comunidade. Há necessidade de reperfuração, que já foi contratada e será executada em breve. Para fornecer água aos moradores, a gestão providenciou na interligação com o poço de vila Sírio.

Outros poços que deverão ser reperfurados são os das linhas Arnoldo, Entrada e Rolador Baixo, pela drástica redução das vazões. Já em linha Castor, foi substituída a bomba de recalque.

O coordenador responsável pelo abastecimento de água, Paulo Cesar Lugoch, lembrou da necessidade de colaboração das pessoas para reduzir o consumo a fim de evitar o racionamento. Também solicitou a compreensão dos consumidores que residem em pontos mais altos para o detalhe de que a falta durante o dia se deve ao grande consumo e, por isso, a água só chega até essas residências à noite.