SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

  • MUNICÍPIO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA SECA

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 03/01/2022 às 07:58   |   Imprimir

MUNICÍPIO DECRETA SITUAÇÃO DE
EMERGÊNCIA POR CAUSA DA SECA

O prefeito decretou situação de emergência em virtude da estiagem prolongada no município. A decisão ocorreu depois de uma reunião realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente (Comdama) com representantes das cooperativas Cotrirosa e Coopermil, Coordenadoria da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

De acordo com o responsável pelo escritório local da Emater, Vanderlei Neuhaus, no mês de dezembro o volume de precipitações pluviométricas foi de apenas 4,5 milímetros, e não há expectativas de chuvas para os próximos dias. Ademais, os dias estão com altas temperaturas e baixo índice de umidade, na faixa de 20 a 40%.

Ainda conforme Neuhaus, a quantidade insuficiente de chuva compromete o desenvolvimento da cultura do milho, das pastagens e dos hortifrutigranjeiros, e muitos agricultores já estão com dificuldade de alimento para tratar os animais. Para culminar, foi comprometida a capacidade de abastecimento dos recursos hídricos, poços artesianos e açudes.

Com base nessa análise dos problemas provocados pela estiagem prolongada e a manifestação favorável da Defesa Civil do município e ainda em virtude da previsão de poucas chuvas para as próximas semanas, decidiu-se pelo decreto de situação de emergência. O prefeito ainda acrescentou sua solidariedade a todos os produtores que foram afetadas pela atual estiagem.

Com a seca não dando trégua, o setor de águas do município não afasta a possibilidade de implantar sistema de racionamento no abastecimento do interior. Por isso é solicitado o empenho de todos em economizar e reduzir o consumo, limitando-o a estritamente necessário.