GADO DE CORTE NO MUNICÍPIO

• AUMENTA A PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE NO MUNICÍPIO

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 12/08/2021 às 17:30   |   Imprimir

Santo Cristo é conhecido por sua extraordinária produção de leite, tanto que, por lei estadual, foi considerado Campeão Gaúcho em tal atividade.

Agora também a criação de gado de corte, mesmo em pequenas propriedades como as do município, vem crescendo, conquistando os produtores e apresentando resultados positivos no desempenho da produção. O rebanho já se iguala ao leiteiro, alcançando em torno de 21 mil cabeças e de boa qualidade, pois formado por raças azebuadas e, em expansão, as raças europeias, como angus, braford e red ford.

De acordo com levantamento efetuado por Clóvis Lucas Kowalski, vereador e técnico agrícola da Inspetoria Veterinária local (foto), das propriedades que se dedicam a essa atividade 747 têm taxa de lotação de até 10 unidades, 364 propriedades entre 11 a 30 unidades, 60 propriedades de 32 a 50 unidades, 28 propriedades entre 51 a 100 unidades e 25, com mais de 101 unidades, a maioria no sistema de semi-confinamento.

A gestão municipal incentiva essa modalidade de criação, mediante a prestação de serviços gratuitos para melhoria da estrutura das propriedades. Também está em estudo a implantação de projeto de oferecimento de material destinado a inseminação artificial para qualificar a genética do gado.