PRODUÇÃO DE SUÍNOS E LEITE

• PRODUÇÃO DE SUÍNOS E LEITE É TEMA DE REPORTAGEM DO JORNAL CORREIO DO POVO

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 08/12/2019 às 10:15   |   Imprimir

Em seu suplemento rural, a edição de 8/12/2019 do Correio do Povo aborda os “Pequenos gigantes”, assim denominados os municípios com menos de 15 mil habitantes – Santo Cristo entre eles –, que se distinguem como campeões de produtividade na agricultura e na pecuária e melhoram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
De acordo com a reportagem, o município tem a maior produção de suínos do Estado, com 333 mil leitões por ano, e a segunda maior produção leiteira, com 64 milhões de litros por ano. Conforme o técnico em agropecuária do escritório local da Emater, Vanderlei Neuhaus, a produção anual de suínos, vendidos para terminação em frigoríficos da região, gera movimento financeiro de R$ 65 milhões.
Na reportagem, o coordenador municipal de Agricultura, Elton Luis Backes, prevê que, para o próximo ano, a produção de suínos deve ser maior devido aos projetos de novas granjas que estão em fase de instalação, atraídas pelos benefícios oferecidos pelo poder municipal, como a isenção do ITBI e a terraplanagem gratuita nos terrenos destinados à instalação dos empreendimentos.
A matéria destaca ainda a atividade do pecuarista Sinésio Kist, que, em sua propriedade de 113 hectares e junto com o irmão, Elton, produz 3,3 mil leitões por mês e 3 mil litros de leite por dia. Kist orgulha-se do padrão sanitário de sua granja e da rentabilidade, que garantiu a permanência dos filhos, Beile e Alan, na propriedade.