CRIAÇÃO DE TILÁPIA

• LIBERADA A CRIAÇÃO DE TILÁPIA

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 05/02/2019 às 09:59   |   Imprimir

Depois de quinze anos de proibição, a criação da tilápia-do-Nilo, em açudes e tanques escavados, está liberada no Rio Grande do Sul. A atividade estava proibida a pedido do Ministério Público Federal e será retomada após estudos demonstrarem que não há risco de dispersão da espécie. A regularização definitiva agora só depende de portaria da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.
Quem muito comemorou a liberação foi o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), coordenador do Grupo de Trabalho da Pesca na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa e que atuou em prol da criação do peixe.
“Recebemos a demanda do prefeito de Santo Cristo, Adair Philippsen, e em fevereiro de 2017 presidimos uma audiência pública no município para debater o assunto tão importante, já que se trata de uma alternativa de renda para os agricultores familiares e para a região”, destacou o deputado.
O evento contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças dos municípios da Grande Santa Rosa, além de representantes da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Rural, da Fepam, do Conselho Gaúcho da Pesca Aquicultura Familiar, Emater, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, agricultores, imprensa e demais entidades e interessados (foto).
“Para nós é uma alegria ver que a liberação da tilápia já é uma realidade. Estivemos juntos nesta luta por meio de inúmeras ações feitas não apenas no Estado, mas também em Brasília para agilizar essa demanda no Ibama. Esta vitória irá contribuir diretamente na economia dos pequenos produtores da bacia do Uruguai e, ao mesmo tempo, preservará as questões ambientais essenciais para a preservação da espécie”, completou Sossella.