Vilmar Pudell lança seu nono livro

  • Janela de Sonhos traz 66 poemas de sua autoria

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 25/01/2018 às 08:25   |   Imprimir

Janela de Sonhos, editado pela FURI, de Santo Angelo, e impresso na Gráfica Nicodem, de Santo Cristo, traz 66 poemas de autoria do escritor e poeta Vilmar Pudell, natural de Santa Rosa e que adotou Santo Cristo como sua terra há 44 anos.

O lançamento da nona obra de Pudell aconteceu na noite dessa quarta-feira, 24, em Santo Cristo, contando com a participação de colegas da ALMA - Associação Artística e Literária Mario Quintana, de cuja entidade Vilmar é sócio fundador, autoridades, familiares e amigos do escritor.

Além dos nove livros - o primeiro deles, Meus Sentimentos Teus - foi lançado em 1999, Pudell também é autor de diversas letras de canções musicadas e interpretadas por artistas como Wilson Paim (3 CD's) e Odilon Ramos (CD de poemas), e grupos musicais, entre eles Banda Presença, Grupo Safira, Novo Balanço, Os Mensageiros e Os Mateadores. Também conquistou troféus em festivais de música nativa e participou de concursos literários na região e Estado, além de concursos em outros estados. 

Os almanianos Rosilei Maicá e Eliseu Wentz declamaram poemas de autoria de Vilmar Pudell e que constam da nova obra, emocionando o autor e demais presentes ao evento. 

Em sua manifestação no lançamento da obra, o autor disse que "a família é o princípio de tudo, é o esteio que nos sustenta nas horas boas e também nas horas difíceis. Por isso, meu agradecimento aos meus familiares que aqui estão presentes. Hoje, é um dia especial para mim e para os meus companheiros da ALMA. Podemos dizer que após a fundação da ALMA, Santo Cristo também está sendo reconhecido no âmbito literário. Em Portugal, tenho três poemas publicados, dentre os mais românticos do ano de 2000.  Dos livros publicados, somente Meus Sentimentos Teus foi escrito na Terra do homem da Terra, e os demais em outras cidades. 

Para finalizar, deixo meu agradecimento especial ao amigo e editor Luiz Henrique Borck, aqui presente, um parceiro bem antes da ALMA. Sua dedicação e obstinação pela cultura faz com que Pudell seja conhecido na Região Missioneira, principalmente em São Luiz Gonzaga, bem como em vários estados do Brasil", encerrou o poeta.

Também se pronunciaram no evento o presidente da ALMA, Gérson Lauermann, e a vice-prefeita do município, professora Loreci Riewe, no exercício da cargo de chefe do Executivo, que registraram seu reconhecimento ao autor pelo lançamento de mais uma obra, o que é de grande importância para o desenvolvimento da cultura em Santo Cristo. 

Na oportunidade, a ALMA também fez a entrega simbólica de uma "gelateca" - geladeira desativada doada por Clair Mahl, que serve como biblioteca - a ser instalada na empresa Móveis Schuster esta semana. Em nome da empresa, o colaborador Diego Schiwe recebeu diversos livros e agradeceu aos integrantes da ALMA pela iniciativa. Em nome da entidade, se manifestaram os ex-presidentes Gabriel Mallmann Noschang e Renato de Wallau. 

Enquanto autografava a obra aos que prestigiaram o autor com sua aquisição, os presentes confraternizaram apreciando músicas cantadas por Vinicius Ribeiro ao violão.  

Reportagem e fotos de Donato Heinen.