BLUMENGARTEN TERÁ SUA SEDE

  • LEI AUTORIZA A CEDÊNCIA GRATUITA DE TERRENOS NO PARQUE

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 04/07/2017 às 17:21   |   Imprimir

 
No início de maio entrou em vigor a lei que autoriza a cedência gratuita de terrenos do parque de exposições José Reinoldo Steffen para construção de sedes próprias de entidades culturais e esportivas do município. As construções, em sua arquitetura, devem observar o estilo germânico, com fachada em enxaimel.
A primeira entidade a se habilitar é o grupo de danças folclóricas alemãs Blumengarten que vai reconstruir, na entrada do parque, à direita, a casa de Frederico Wieser, edificada em 1930, que pertencia à família Velasquez e que foi adquirida, pela entidade, em 2012 com a colaboração de Tili Alceu Scholze e familiares. O material de construção estava depositado no seminário Padre Adolfo Gallas. O engenheiro civil do município, Santiago Brancher, elaborou o projeto de restauração. 
Ajustados os últimos detalhes, foi assinado o termo de cessão do terreno de 16 metros de frente por 25 de fundos. No ato, a presidente Jacinta Ruedell e outros integrantes do grupo representaram o Blumengarten. Os coordenadores de Cultura, Gerson Miguel Lauermann, e de Obras Urbanas, Paulo Cesar Lugoch, definiram o mês de outubro para a conclusão da obra.
De acordo com a professora Jacinta, se nada atrapalhar, a sede do grupo deve estar pronta para inauguração durante a Oktoberfest. Segundo o prefeito Adair Philippsen, a construção é o reconhecimento da comunidade ao belo trabalho desenvolvido pelo Blumengarten para a manutenção da tradição dos costumes alemães e o seu legado para os jovens, além de contribuir para a ocupação e conservação do parque.