MUSEU MUNICIPAL INICIA EXPOSIÇÃO

  • "SANTO CRISTO, 62 ANOS JUNTOS"

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 24/01/2017 às 14:42   |   Imprimir

O Museu Alcir Philippsen, instalado no Centro Cultural, inaugura nesta segunda-feira (23), às 9h, a exposição “Santo Cristo 1955-2017, 62 Anos Juntos”.
 
A mostra apresentará ao público diversos objetos antigos e históricos pertencentes aos nossos pioneiros colonizadores, e tem por objetivo revelar itens curiosos, alguns pouco conhecidos, sobre como os antepassados viviam desde o início de sua chegada na nossa terra.
 
Todos os itens da exposição são de grande interesse histórico, social e político, tendo sido escolhidos para serem representativos da forma de vida do povo santo-cristense desde a colonização, nos primórdios do século passado, e emancipação político-administrativa, em 28 de janeiro de 1955, até os dias de hoje.
 
São objetos que eram empregados no trabalho, no uso em suas casas, nas igrejas, além de desenhos, gravuras, esculturas e pinturas, duas das quais telas inéditas de autoria do patrono do museu, o artista plástico Alcir Philippsen, mais painéis históricos, um retratando a construção da Igreja Matriz Ascensão do Senhor, e outro apresentando a Comissão de Emancipação como era constituída entre 1953 a 1955, quando de seus trabalhos, que resultaram na criação autônoma do Município de Santo Cristo, desmembrando-se do Município-Mãe Santa Rosa, foi conquistada a nossa independência.
 
O ponto alto da exposição está programado para a tarde da quarta-feira, quando serão depositados no acervo do museu documentos históricos que registram todo o trabalho da Comissão de Emancipação, desde atas das suas atividades, até listas de doações e da sua contabilidade de investimentos para emancipar Santo Cristo.
 
A exposição fica aberta ao público das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, acontecendo  até a próxima sexta-feira, dia 27, véspera do feriado em que se comemora o Aniversário dos 62 Anos de Santo Cristo.