Iniciada etapa final de formação de cooperativismo

• Através do programa os alunos vêm sendo incentivados e orientados a se organizar em cooperativa

Assunto: Educação  |   Publicado em: 11/09/2015 às 08:43   |   Imprimir

No decorrer deste ano foram desenvolvidas as Etapas de formação do PCE (Programa de Cooperativismo nas Escolas), nas Escolas municipais. Os encontros foram divididos em 04 Etapas no ano, mais o IRCE (Encontro Regional de Cooperativas Escolares) que está previsto para ser realizado no mês de novembro no município de Santo Cristo.

Os temas centrais trabalhados com os alunos do 7º ao 9º ano de cada escola foram os seguintes: A importância da Cooperação na Vida das pessoas; O Cooperativismo em nossa Região; Mulheres e Homens Cooperando: Diferenças que resultam em força; Meio Ambiente: Preservar é a nossa missão; Agroecologia: Uma forma de produzir e viver.

De forma paralela, os alunos vêm sendo incentivados e orientados a se organizarem em cooperativa (não formal), e produzirem de forma sustentável, de acordo com seu estatuto, um bem ou serviço alternativo, fomentando e desenvolvendo sua capacidade de organização social e produtiva.

Nesta semana está sendo iniciada quarta etapa, na qual será abordada o tema Economia Solidária e Noções Básicas de Segurança em Eletricidade.

Hoje temos acesso à informação por diversos meios, a pesquisa está facilitada, mas cada vez menos nos reunimos em grupos, em comunidade, para discutirmos assuntos tão importantes que interferem diretamente na nossa qualidade de vida.

O PCE vem proporcionar que estas discussões aconteçam no ambiente escolar, e reforçam o espírito de trabalho cooperativo na busca de alternativas para um desenvolvimento regional sustentável.