Apresentação especial marca centenário do Coral Santa Cecília

• Um pouco da história do Coral Santa Cecília...

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 10/07/2015 às 08:28   |   Imprimir

Uma apresentação especial pela passagem do centenário do Coral Santa Cecília será oferecida à comunidade santocristense e regional neste sábado à noite. A partir das 19h30min, o Centro Cultural da cidade será palco da apresentação da renomada Orquestra do SESI e do centenário Coral Santa Cecília. Para o evento não haverá cobrança de ingresso. A Administração Municipal convida toda comunidade para prestigiar este importante evento cultural que busca festejar com a comunidade os 100 anos de existência do coral que leva o nome da comunidade às mais diversas regiões e culturas.

Um pouco da história do Coral Santa Cecília

O Coral Santa Cecília foi fundado em 1915. O primeiro LP gravado contendo a missa de páscoa e a hora católica irradiada na época foi gravado em 1956, por iniciativa do Pe. Adolfo Gallas.

Em setembro de 1987, com 30 sócios efetivos, foi oficializada a personalidade jurídica da Sociedade Cultural Santa Cecília, conforme estatuto social e registro nos ministérios da Fazenda e da Educação e Cultura. Em 13 de julho de 1989, através da lei municipal nº 1.243, foi declarada de “utilidade pública”. Durante o ano de 1997, foi elaborada uma monografia resgatando a história da entidade.

Em maio de 1999, juntamente com outros grupos de canto, protagonizou a gravação do primeiro CD intitulado de Vozes da Terra e em fins de 2003 gravou o segundo CD.

Durante 2007, digitalizou seu acervo de fotos, vídeo, áudio, partituras, certificados e mimos de participação, entre outros documentos e elaborou um DVD de suas atividades.

O coral tem por objetivo promover manifestações de cunho cultural, o canto folclórico, sacro e popular, sob forma de coral. Tem se mantido em atividade continuamente e persevera em sua finalidade pela importância que dá às suas origens, às tradições, ao trabalho em equipe e à valorização da expressão vocal e musical.

Tradicionalmente os ensaios são realizados às terças-feiras à noite, de março a dezembro, e reuniões bimestrais deliberam sobre seus rumos.

É formado exclusivamente por vozes masculinas, o que o diferencia dos demais. Com uma média de trinta cantores, o Coral Santa Cecília se apresentou em muitas localidades, participando de eventos culturais e religiosos, encontros de corais, e levando a cultura de Santo Cristo para os mais distantes rincões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Argentina.

O regente do Coral, desde 1974, é o Sr. Guido Laurentino Stein, autodidata em música.