PODERÁ ENTRAR EM FUNCIONAMENTO

• CENTRAL DE RESÍDUOS PODERÁ ENTRAR EM FUNCIONAMENTO EM FEVEREIRO

Assunto: CENTRAL DE RESÍDUOS  |   Publicado em: 12/01/2024 às 16:03   |   Imprimir

CENTRAL DE RESÍDUOS PODERÁ ENTRAR EM FUNCIONAMENTO EM FEVEREIRO
A Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos, concluída há quatro anos, em Linha Central, ainda aguarda definição da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para entrar em atividade, apesar de várias tentativas da prefeitura com essa finalidade.
Para agilizar o efetivo processo de separação e reciclagem, o Executivo ajustou com a Cooperativa de Trabalho Reciclando pela Vida (Coopervida), de Giruá (RS), a antecipação do funcionamento da Central, enquanto é esperada a solução de Brasília.
Esse propósito foi reafirmado em audiência na prefeitura que contou com a presença de representantes da cooperativa e dos coordenadores de Agricultura, Indústria e Comércio, Elton Luiz Backes, Desenvolvimento e Assistência Social, Gabriel Mallmann Noschang, e Infraestrutura Urbana, Paulo César Lugoch (foto 1).
Com igual finalidade, foi formalizada a cessão de uso, para a Coopervida, de um caminhão compactador de lixo, Volvo, ano 2012 (foto 2), de propriedade do município, que será utilizado no transporte dos resíduos, depois de triados, para a reciclagem.
Também está marcado para a próxima semana a entrevista com interessados em trabalhar na instalação. Conforme ficou acertado entre a cooperativa e a gestão municipal, até dez trabalhadores de Santo Cristo serão empregados no empreendimento.
Ainda conforme a presidente da Coopervida, Clarice Gonçalves da Silva da Rosa, e a diretora-geral da entidade, Ilaine Lamb, a ideia é que a Central comece a funcionar em fevereiro, o que será importante por três razões: a econômica, pela preservação das construções já feitas, tornando-as produtivas; a social, em face dos postos de trabalho gerados; e a ambiental, pela minimização do impacto causado pelos resíduos.