AUMENTO DE FOCOS 

  • PREOCUPA O AUMENTO DE FOCOS DO MOSQUITO DE DENGUE

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 04/04/2024 às 16:03   |   Imprimir

PREOCUPA O AUMENTO DE FOCOS DO MOSQUITO DE DENGUE

São mais de 200 casos positivos de dengue no município. No hospital a média de internação, nos últimos dias, é de nove a dez casos. E a tendência atual e muito preocupante é de aumento da contaminação.

Para aniquilar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, a Coordenadoria de Saúde realiza trabalho permanente de eliminação de focos e aplicação de inseticidas.

Com o propósito de ampliar essa ação, a prefeitura tentou a contratação temporária de mais dois Agentes de Combate às Endemias, mediante aproveitamento dos candidatos aprovados em concurso público, mas esses não têm manifestado interesse.

Por isso, mais do que apenas denunciar, as pessoas devem colaborar e aumentar os cuidados, que passamos a expor.

No pátio ou área externa da propriedade:

* Verifique os vasos de plantas, retirando os pratinhos. Passe esponja para limpar os ovos que podem ficar aderidos.

* Bromélias e outras plantas que podem acumular água: revise semanalmente e remova a água, sempre que possível (se estiverem em vasos, vire de cabeça para baixo). Nas plantas no solo, dê um jato de água nas folhas para remover larvas que tenham se desenvolvido no encaixe das folhas.

* Veja se tem materiais em uso e que possam acumular ou estejam com água (baldes, potes, garrafas): secar, tampar ou colocar em local coberto. Caixas d'água, tonéis ou recipientes para armazenamento de água da chuva: manter tampados sem frestas ou colocar tela milimétrica para cobrir.

* Recolha o material que poderá ser descartado (latinhas, embalagens plásticas, vidros, garrafas PET, etc.) e coloque em saco plástico para a coleta seletiva de lixo.

No seu imóvel:

* Veja se a calha está desimpedida, removendo folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento adequado da água;

* Ralos, especialmente de águas de chuva: verifique se estão com água em período seco; nesse caso, coloque tela milimétrica ou adicione, semanalmente água sanitária no ralo;

* Piscinas plásticas pequenas: devem ser periodicamente esvaziadas ou serem tratadas com cloro;

* Piscinas fixas: devem ser limpas uma vez por semana e tratadas com cloro sempre.

Cuidados especiais:

* Caixa d´água: manter sempre bem tampada.

* Pneus: manter em local coberto ou fazer furos grandes para escoamento da água, caso os utilize na área externa.

* Banheiros externos, áreas sem uso: manter vasos sanitários tampados; coloque tela milimétrica nos ralos.

Últimas Notícias sobre Saúde