CASOS DE DENGUE

  • EXPLOSÃO DE CASOS DE DENGUE ACENDE O ALERTA PARA SURTO NO MUNICÍPIO

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/02/2024 às 14:33   |   Imprimir

EXPLOSÃO DE CASOS DE DENGUE ACENDE O ALERTA PARA SURTO NO MUNICÍPIO

Os últimos meses do ano passado foram marcados por grande quantidade de chuvas. Com isso, mais as altas temperaturas, o cuidado deve ser redobrado para evitar a proliferação do Aedes aegypti, pois o ambiente quente e úmido é o ideal para o mosquito se desenvolver. Não à toa o número de casos da doença cresceu muito e preocupa.

Para se ter uma ideia sobre a alarmante situação, no Rio Grande do Sul os casos positivos da doença dispararam e já bateram recordes. As quatro primeiras semanas do ano registraram aumento superior a 1.000% na comparação com igual período de 2023. Em todo o país, as infecções são três vezes maiores do que no ano passado. Além disso, 54 mortes foram confirmadas.

Em Santo Cristo, a Coordenadoria de Saúde, em 248 imóveis, coletou 27 amostras de larvas do mosquito, com resultado apontando para 7,7%, um índice altíssimo de infestação, pois a tolerância do Ministério da Saúde restringe-se a apenas 1%. Durante o trabalho diário das Agentes de Saúde também são encontrados muitos focos. Esse cenário aponta para a possibilidade de surto da dengue em nosso município.

É importante lembrar que a principal prevenção é evitar a proliferação do inseto, com medidas para evitar o acúmulo de água parada e tratamento com cloro nas caixas de água da chuva para que o mosquito não coloque ovos.

Os sintomas da doença são: febre abrupta, dores no corpo, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo, dor ao redor dos olhos e dor abdominal. Ao sentir os sintomas é importante aumentar a hidratação, preferencialmente com água. Além disso, é claro, há necessidade de buscar auxílio médico em casos de suspeita da doença.

Últimas Notícias sobre Saúde