História

  • Publicado em: 14/11/2019 às 10:35   |   Imprimir

Este município foi primeiramente denominado "Colônia Boa Vista", posteriormente alterado pelo fato de encontrar-se "erva-de-cristo" e por ser valor medicinal, foi considerada uma erva santa. Como o povo sempre foi religioso, foi chamado "Santo Cristo".

A origem do nome Santo Cristo remonta às épocas áureas das reduções jesuítas, quando, os índios vinham colher erva-mate nas margens do rio, que era vendida, em Buenos Aires.

Existia uma redução que servia de acampamento aos índios que trabalhavam na colheita dos ervais e a qual os padres Jesuitas chamavam de Santo Cristo. Os primeiros habitantes do lugar foram os índios Guaranís.

Assim, passou-se a denominar o rio de Rio Santo Cristo, e posteriormente a sede da colonização posterior de Sede Boa Vista, de Santo Cristo. Pertencia na época ao município de Santo Ângelo das Missões e em 1932 passou a condição de distrito.

O primeiro morador de Santo Cristo foi Johan Kuhn. A família morou oito meses sozinha nessa comunidade, além da Cascata do Monjolo, localizada acima da cascata do Rio Monjolo, onde os primeiros colonizadores ergueram barracas.

Até quatorze de julho, atual Santa Rosa, existia uma picada provisória, por onde passavam os "intrusos" com destino ao Uruguai. Santo Cristo foi destinado a ser colonização católica, por isso teve seus primeiros anos raras pessoas de outros credos.


Anexos