PRODUÇÃO DE LEITE E DE SUÍNOS

• MUNICÍPIO MANTÉM LÍDERANÇA NA PRODUÇÃO DE LEITE E DE SUÍNOS DO RIO GRANDE DO SUL

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 11/10/2023 às 08:02   |   Imprimir

Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santo Cristo manteve, no ano de 2022, a posição de maior produtor de leite e de suínos do Estado que lhe garantiu o título de Campeão Gaúcho, referente ao ano de 2019, conforme a Lei Estadual nº 15.659, sancionada pelo governador Eduardo Leite, em 8 de julho de 2021.

Essa condição restou confirmada em relação a 2020, quando, num primeiro momento, a produção de leite foi estimada em apenas 52 milhões de litros. A gestão impugnou a conclusão e comprovou com dados da Receita Estadual que o município produzira bem mais no referido ano. O IBGE acolheu o recurso e atribuiu o primeiro lugar para Santo Cristo com 59 milhões de litros. A produção de suínos daquele ano também foi a maior do Estado, com 140 mil unidades.

Em 2021 a destacada posição igualmente se manteve, motivando o Executivo a postular a declaração, pelo governo do Estado, do título de Bicampeão da Produção. Agora, com a aceitação do recurso pelo IBGE correspondente a 2020 e também com a divulgação do ranking do ano de 2022, a prefeitura prepara a documentação para o reconhecimento de Tetracampeão.

Especificamente sobre o ano passado, os dados divulgados, englobando os 497 municípios gaúchos, demonstram que a produção local não apenas se manteve estável como em verdade aumentou, quando comparado com o levantamento anterior, pois foi de 65 milhões de litros, correspondente a 178 mil litros por dia. O município em segundo lugar diminuiu sua performance, que era de 59 milhões de litros em 2021, passando para 56 milhões.

Já a suinocultura local, em 2019, aparecia com mais de 138,3 mil cabeças, enquanto o ocupante da segunda colocação possuía 90 mil cabeças de suínos. Em 2020 e 2021, os planteis de nossos suinocultores foram de 140 mil e de 154,4 mil, respectivamente. E, em 2022, o rebanho elevou-se para 154,8 mil unidades, confirmando crescimento nesses anos todos. Como o município vice-líder mantinha 132,9 mil unidades, a diferença ultrapassou a 21,9 mil cabeças de suínos.

A divulgação desses resultados ocorreu em ato realizado no gabinete prefeitoral, com participação do prefeito, da vice, de integrantes da gestão municipal, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Luís Diel, dos vereadores Lourdes Brand e Clóvis Lucas Kowalski, além dos produtores Cleiton Giovani Engel, Cristiane Thume, Danídia Kalsing Bohn, Enir Marlene Gass, José Ademar Gerhardt, Junior Gerhardt, Neldo Bohn, Patrícia Froelich e Silvia Regina Engelmann.

Para o prefeito, as pesquisas do IBGE são comprovação segura e confiável. De acordo com estudo da Emater, em 2015 o RS produzia 4,2 bilhões de litros, já em 2022 a produção caiu para 3,8 bilhões, uma queda de 8.91%. A produção de Santo Cristo em 2015, por sua vez, foi de 64,5 milhões de litros e, em 2022, 65,3 milhões, aumento de 1% em igual período.

Esses dados, segundo o produtor Cleiton Giovani Engel, “mostram que o município anda na contramão do estado, em função do incansável trabalho de nossos produtores rurais e também do apoio da administração municipal, que vem estimulando e fomentando os produtores rurais com a prestação de serviços gratuitos do programa Invista Mais, aumento do limite do Funderur e obras de calçamento para ligação de comunidades interioranas a vias asfaltadas.”