LÍDER NA PRODUÇÃO LEITEIRA E SUÍNOS

• MUNICÍPIO SEGUE LÍDER NA PRODUÇÃO DE LEITE E DE SUÍNOS DO ESTADO

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 22/12/2022 às 15:22   |   Imprimir

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santo Cristo manteve a posição de maior produtor de leite e de suínos do Rio Grande do Sul que lhe garantiu o título de Campeão Gaúcho, referente ao ano de 2019, conforme a Lei Estadual nº 15.659, sancionada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, no dia 8 de julho de 2021.

Os dados agora divulgados, englobando os 497 municípios gaúchos, são relativos ao ano de 2021 e demonstram que a produção local não apenas se manteve estável como em verdade aumentou, quando comparado ao levantamento anterior.

Em 2019, o município produzia 142 mil litros de leite por dia, o que resultava em 52 milhões de litros ao ano, mais de 600 mil litros a mais que o segundo colocado. Em 2021, essa produção aumentou para 176 mil litros diários de leite, o que proporciona 64 milhões de litros ao ano, com mais de cinco milhões de litros a mais que o município em segundo lugar. Ou seja: o incremento de 34 mil litros/dia desde o levantamento anterior corresponde a uma diferença a maior de 12 milhões por ano, ou ainda um milhão de litros ao mês.

Ainda sobre a produção leiteira, outro destaque é a produtividade do rebanho. Em 2019, 11.473 vacas ordenhadas produziam, como informado, 52 milhões litros anuais, o equivalente a 4.532 litros por cabeça, ou 12,4 litros diários. No ano de 2021, foram ordenhadas 12.970 vacas, que produziram 64 milhões de litros, ou seja, 4.934 litros por animal, ou 13,5 litros diários. Um aumento de produtividade de mais de um litro por dia por vaca ordenhada.

Já a suinocultura local, em 2019, aparecia com mais de 138 mil cabeças, enquanto o município ocupante da segunda colocação possuía 90 mil cabeças de suínos. Em 2021, nossos suinocultores garantiram aumento superior a mais de 154 mil cabeças, uma diferença, portanto, de mais de 16 mil unidades. Como o município na vice-liderança mantinha 121 mil unidades, a diferença, como se constata, ultrapassa a 33 mil cabeças de suínos.

O rebanho de matrizes, em 2021, era de 24 mil, enquanto o segundo lugar possuía 18 mil, um diferencial de 6 mil matrizes. Atualmente, conforme informações da Inspetoria Veterinária Estadual, esse número de matrizes é superior a 27 mil, com uma lotação constante de 70 mil leitões por mês, em 23 propriedades. Os crechiários são cinco, com média de 13 mil cabeças. E propriedades destinados a terminação, em 2019, eram 34 granjas e hoje são 62, com média de 60 mil suínos.

A divulgação desses resultados ocorreu em ato realizado no gabinete prefeitoral, com participação do prefeito, da vice Loreci Finger Riewe, do coordenador de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico Elton Luis Backes, do assessor de comunicação Fabiano Lopes, dos vereadores Clóvis Lucas Kowalski, Lourdes Brand e Éverton Maya e dos produtores Marino Birck, Débora Birck, Leandro Birck, Fabiane Diel, José Ademar Gerhard, Sinésio Jorge Kist e Alan Kist.

Para o prefeito, a pesquisa do IBGE é a comprovação oficial da qualidade do trabalho e do empenho diários de nossos incansáveis produtores, com a adoção de novas tecnologias e, em várias propriedades, com o auxílio dos filhos e familiares mais jovens, alguns deles à frente da administração da atividade, de forma que a preocupação com a sucessão já está surtindo efeitos práticos. Por parte da gestão municipal, concluiu o prefeito, vamos continuar a incentivar a produção mediante os benefícios do programa Invista Mais em Santo Cristo, entre outros.