Santo Cristo sediará Fórum Regional sobre Biodigestores

• O Fórum será realizado a partir das 8h30min no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 20/10/2014 às 13:51   |   Imprimir

Na próxima quinta-feira, dia 23, o Município de Santo Cristo sediará o I Fórum Regional sobre Biodigestores, em promoção conjunta do Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e o SETREM, de Três de Maio. O Fórum será realizado a partir das 8h30min no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e versará sobre o aproveitamento do potencial de energia que existe na dimensão da pecuária de leite e de corte, da suinocultura e na produção de silagens. O evento demonstrará, de igual forma, o aproveitamento dos dejetos produzidos em pequenas propriedades rurais a serem convertidos em gás e/ou energia elétrica a ser usada na propriedade e/ou que possa ser lançada em rede de distribuição. O fórum é um debate direto do Município e da região com a universidade para dimensionar a utilidade dos biodigestores, do modo prático e econômico das instalações, além da apresentação do custo/benefício de possível implantação e de avaliar a sua implantação como fator despoluidor e de consequente preservação ambiental que esta modalidade de energia pode trazer.

O Fórum a ser realizado foi precedido de vários encontros preliminares que apontaram para a importância de fazer a conversão dos dejetos e resíduos em energia. O debate está colocado e aberto a todas as pessoas que demonstram interesse em ouvir, analisar, pesquisar e contribuir para produzir alternativas energéticas sustentáveis.