INSTALAÇÃO DE IRRIGAÇÃO

  • PROJETO GARANTE INSTALAÇÃO DE  IRRIGAÇÃO EM PROPRIEDADES RURAIS

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 28/07/2018 às 08:43   |   Imprimir


Seis produtores rurais serão contemplados com sistemas de irrigação por aspersão. A abertura de valos para instalação da canalização é viabilizada pela gestão municipal, por meio do programa Invista Mais em Santo Cristo, que busca promover o desenvolvimento econômico do município, mediante incentivo à produção agropecuária.
Conforme o referido programa, o Executivo oferece a prestação gratuita de serviços, com máquinas e equipamentos, até o limite de 80 horas. Os serviços, por enquanto, são executados por empresa contratada, o que deve perdurar até que sejam as duas retroescavadeiras adquiridas pela gestão.
O coordenador de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico, Elton Backes, lembra ser inédito o auxílio fornecido pelo município. Os projetos, por sua vez, foram elaborados pelo escritório local da Emater, que acompanha todo o processo.
O primeiro produtor contemplado foi Viro Loebens, da linha Larga. Tanto ele como os demais beneficiários atuam no segmento de bovinocultura de leite e o projeto prevê a instalação do sistema em uma área de pastagem. “A irrigação é muito importante, uma vez que, além de diminuir os efeitos da estiagem, contribui pra melhorar os índices de produtividade na atividade leiteira, elevando a renda dos produtores”, enfatizou Elton. A previsão é de incremento de cinco mil litros na produção mensal de leite.