ELEITOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

  • ELEITOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 10/10/2019 às 11:10   |   Imprimir

Embora facultativa a votação, mais de 2,2 mil eleitores saíram de casa no domingo para eleger os novos conselheiros tutelares por um mandato de quatro anos. As secções, que funcionaram na cidade e no interior (na foto, a seção de linha Castor), dispunham de urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. O total de votantes correspondeu a 17% do eleitorado local.
Ao todo, dez candidatos concorreram, dos quais cinco foram eleitos. A apuração acusou o seguinte resultado: Ângela Moraes, com 401 votos, seguida de Ana Seger (369), Jacinta Käfer Puhl, a Chiquinha (299), Carla Carvalho (255) e Rosilei Maicá (254). Na suplência, ficaram Marlise Müller, Giovani Froelich, Éder dos Santos, Cláudia Gomes e Grasiela Simon.
A eleição foi coordenada pela comissão formada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), professora Senir Maria Bourscheid, pelos advogados Aline Luiza Ullmann, Adriano José Ost e Denice Kerpel de Oliveira, pela PM Vanderlea Butner, pela professora Merici Teresinha Oppermann Gutjahr, representante do CEPERS/Sindicato, e por Rosane Weis Ames, representante da Acisa.
O conselheiro tutelar, como lembrou a professora Senir, age em defesa das crianças e dos adolescentes para protegê-los de situações de perigo, violência, vulnerabilidade, abandono, crueldade, discriminação e exploração. A eleição ocorreu em todo o pais e a posse será no dia 10 de janeiro do próximo ano.