MAIOR REBANHO LEITEIRO DO ESTADO

  • SANTO CRISTO TEM O MAIOR REBANHO LEITEIRO DO ESTADO

    Assunto: Desenvolvimento   |   Publicado em: 31/01/2023 às 08:32   |   Imprimir

Em postagem no Instagram, a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) divulgou mais um dado que revela a força da produção leiteira local. Santo Cristo possui o maior rebanho bovino de leite do Estado (foto 1).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já havia confirmado que o município manteve a posição de maior produtor gaúcho de leite (e de suínos), com 176 mil litros diários, o que proporcionou 64 milhões de litros em 2021, com mais de cinco milhões de litros a mais que o município em segundo lugar. Também sobre a produção, outro destaque, conforme IBGE, é a produtividade do rebanho, pois as 12.970 vacas ordenhadas naquele ano produziram 64 milhões de litros, ou seja, 4.934 litros por animal, ou 13,5 litros diários.

Além disso, agora ainda, de acordo com a Radiografia Agropecuária 2022, elaborada pelo governo do RS e lançada na última edição da Expointer, aparecem em segundo e terceiros lugares os rebanhos dos municípios de Augusto Pestana e Crissiumal dedicados à atividade leiteira.

Entre os produtores santo-cristenses, destaque para Cleiton Giovani Engel, estabelecido em linha Bom Fim (foto 2, ao receber, junto com a esposa Ana Paula Spies, certificado de honra ao mérito pela contribuição para a declaração de Santo Cristo como campeão gaúcho de produção de leite e de suínos). Cleiton mantém 142 vacas, das quais 120 em ordenha, um aumento de 20 animais do ano passado para cá. Ele chama a atenção para o detalhe de que "estamos enfrentando mais um período de estiagem. É o terceiro ano de queda de safra e, mesmo assim, os números do município continuam crescendo."