RECORDE NA SAÚDE E EDUCAÇÃO

  • MUNICÍPIO BATE RECORDE EM  INVESTIMENTOS NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 21/01/2019 às 16:36   |   Imprimir


Mesmo com a crise que assolou o país e fez minguar os orçamentos públicos e as transferências de recursos estaduais e federais, em 2018, Santo Cristo se destacou positivamente em áreas consideradas estratégicas.
No setor de educação foram investidos recursos na ordem de 8,9 milhões de reais, um valor inédito e bem maior que o investimento feito em 2016, que foi no montante de 8,3 milhões de reais, isto é, um aumento superior a meio milhão de reais. 
Também na saúde foi alcançado recorde histórico. Em 2016 foram investidos 4,3 milhões de reais, ao passo que, no ano passado, o investimento foi de 5,3 milhões, ou seja, a atual gestão investiu mais de um milhão de reais a mais. Esse investimento foi para compra de medicamentos, plantão do hospital, consultas, cirurgias etc.

Limite de gasto com pessoal
Todo município brasileiro, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal de maio de 2000, é obrigado a limitar os seus gastos com o pagamento do funcionalismo público em até 54% da sua receita líquida.
A gestão municipal observou esse limite, em demonstração de que as despesas com pessoal estão controladas: apesar do aumento dos investimentos em ensino e saúde, graças ao crescimento da arrecadação e a forma como são cuidadas as verbas públicas, diminuiu o gasto com a folha. Em 2015, por exemplo, o custo do funcionalismo correspondia a 47,50%, enquanto em 2018, esse gasto baixou para 41,87%, uma diferença a menos de quase 6 pontos percentuais. 
A contadora do município, Simone Diel Kafer, lembra que “esses números revelam o acerto de nossa gestão, ao mesmo tempo em que aumentamos os investimentos em áreas fundamentais, como a saúde e o ensino, nos esforçamos para impedir gastos exagerados com a folha de pagamento dos servidores”.