Carta de Serviços - VIGILÂNCIA EM SAÚDE

  • Tipo: COORDENADORIA MUNICIPAL DA SAÚDE
  • Descrição:
Contato
  • Email:
  • Telefone: (55) 3411-1190
  • Endereço:
Detalhes

Responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis; pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis; saúde ambiental e do trabalhador; e também pela análise de situação de saúde da população.

Desenvolve trabalho contínuo e sistemático de coleta, consolidação e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando ao planejamento e à implementação de medidas para a proteção da saúde da população, a prevenção e o controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.

Divide-se em: epidemiológica, ambiental, sanitária (incluindo o gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde próprios do município) e saúde do trabalhador.

Trabalha para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Também intervém nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da população e da circulação de bens de consumo e prestação de serviços que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendida todas as etapas e processos, da produção ao consumo.

É responsável pela liberação, renovação e novos pedidos de Alvará de Saúde; investigação de intoxicações alimentares (DTAs); educação sanitária e orientações gerais sobre a legislação sanitária pertinente.

Anexos