Pedágio no Dia “D” contra dengue distribuiu mudas de crotalária

  • A população está convidada a plantar a semente recebida em dois momentos distintos

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 02/12/2016 às 12:10   |   Imprimir

 

                        No pedágio educativo que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último sábado com o apoio direto da equipe da EMATER local foram distribuídas sementes de crotalária à comunidade santo-cristense.

Na oportunidade, a população foi orientada sobre os cuidados que deve ter permanentemente para combater o mosquito transmissor das doenças, sobretudo da dengue. No mesmo dia, agentes de saúde também fizeram a distribuição da semente e orientaram a população.

                        A crotalária é uma planta leguminosa, que vem sendo conhecida por seu diferencial em ajudar no controle do mosquito Aedes Aegypti. A população está convidada a plantar a semente recebida em dois momentos distintos.

                        Com o plantio da crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive às margens dos rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio, sendo um de seus pratos preferidos, o que pode diminuir bastante ou acabar definitivamente com a manifestação.

                        Na agricultura, o plantio de crotalárias é indicado para a rotação de culturas. O cultivo pode ser adotado antes e durante as safras, sendo até mesmo uma alternativa para a safra de verão. O plantio de crotalárias é importante para a descompactação do solo, o controle de erosão e a fixação de nitrogênio.

Últimas Notícias sobre Saúde